Lindt Difference

3.A invenção da Lindt

Você já se perguntou por que alguns chocolates são mais saborosos? Descubra os cinco passos da Lindt para criar seu chocolate gourmet.



A invenção da Lindt

Quando o chocolate chegou à Europa, não parecia em nada com o chocolate que conhecemos hoje. Era áspero, seco e não derretia na boca. Então, em 1879, Rodolphe Lindt mudou o processo de fabricação do chocolate com a invenção da conchagem. É assim que alcançamos a textura suave e aveludada que nos diferencia e que as pessoas esperam do chocolate Lindt.

A história da invenção da conchagem

O sonho de Rodolphe Lindt era fazer um chocolate incrivelmente macio e, para tanto, ele investiu em alguns equipamentos de segunda mão e trabalhou incansavelmente, alterando o processo e a fórmula. Numa sexta-feira à noite, Lindt saiu da fábrica sem terminar seu trabalho. Se ele esqueceu de desligar a máquina de mixagem ou se a deixou ligada intencionalmente, só podemos especular. Mas a máquina continuou funcionando durante todo o fim de semana. Quando voltou na segunda-feira, o que encontrou foi o seu sonho ganhando vida: chocolate líquido brilhante e macio. A tecnologia tem sido continuamente refinada e, hoje, a invenção inovadora de Lindt é usada em toda a indústria.


Conchagem

A conchagem é um passo fundamental no processo de fabricação do chocolate, no qual o sabor e a textura são refinados através da mistura contínua em temperatura morna.
 
 

Como a conchagem funciona

Depois da moagem, já não chamamos mais de nibs de cacau, passamos a chamar de massa ou licor e outros ingredientes serão misturados, como açúcar ou leite, antes da moagem fina e de ser conchado. O processo de conchagem inicialmente desenvolvido usando um rolo que vai e vem não é mais usado na Lindt (era assim que a conchagem em 1879 funcionava). Atualmente, a Lindt está trabalhando com máquinas de conchagem de última geração. A conchagem é um processo longo de itensa mistura, agitação e arejamento do chocolate líquido, aquecido para eliminar a acidez e amargor indesejáveis, não muito diferente da evaporação. O tempo gasto na conchagem também dissolve quaisquer grumos, para criar uma textura de chocolate incrivelmente macio. Após essa etapa, o chocolate está pronto para ser transformado em todos os seus produtos Lindt favoritos.

Datas importantes na história do chocolate

3500 B.C.

Primeiro uso de grãos de cacau em Santa Ana (La Florida) no Equador, pela cultura Mayo-Chinchipe.

 

1830

Antes apreciado apenas como bebida, neste ano é criado o primeiro chocolate sólido pela marca britânica J. S. Fry and Sons.

 

1879

Rodolphe Lindt inventa a máquina de conchagem que transforma o chocolate macio e luxuoso em realidade.

 

Principais momentos na história da Lindt



"A mistura intensa no processo de conchagem é fundamental para a textura suave e aveludada pela qual o chocolate Lindt é Famoso."

 
– Lindt Master Chocolatier
 

Processo único de Torra e Moagem

Os melhores ingredientes