0

Uma nova escola para Kyekyewere

Glückliche Schüler in der neuen Schule für Kyekyewere

Os produtores de cacau de Gana estão acostumados às frequentes tempestades tropicais durante a estação chuvosa. Mas ninguém esperava que uma tempestade especialmente violenta destruiria a escola primária em Kyekyewere. Felizmente, a escola foi reconstruída rapidamente, graças ao apoio da Lindt & Sprüngli.

Na realidade, a tempestade tropical que destruiu parcialmente a escola primária da cidade ganesa de Kyekyewere em 2008 também teve seu lado positivo. Sem a tempestade, uma educação de maior qualidade ainda seria um sonho distante para as crianças das aldeias de Kyekyewere. E a escola também não teria uma boa conexão à rede elétrica. Mas uma coisa de cada vez. Até alguns anos atrás, havia apenas uma escola primária em Kyekyewere. Sua destruição em 2008 pela tempestade foi motivo de profunda tristeza.

Com o objetivo de oferecer uma forma de educação semi-decente apesar do ocorrido, as autoridades locais apresentaram uma solução provisória: eles montaram uma operação improvisada em uma igreja vizinha para que as crianças pudessem ir às aulas, apesar do local inusitado e em períodos escalonados. Estava claro desde o início que essa solução não seria permanente. Como resultado, as autoridades buscaram uma oportunidade para reconstruir a escola. 

Die neue Schule in Kyekyewere

Financiada pelo Programa Agrícola Lindt & Sprüngli

A reconstrução foi finalmente finalizada graças ao Projeto Agrícola Lindt & Sprüngli, que é financiado pelo valor adicional pago por cada tonelada de cacau rastreável adquirida de Gana para a produção de chocolate LINDT. A organização parceira da Lindt & Sprüngli, a Source Trust, foi encarregada da implementação no local. A construção começou em setembro de 2008. A escola primária foi ampliada e incorporou também uma escola secundária em 2009 e depois sofreu uma extensão adicional. Além das salas de aula que permitem o ensino de 400 alunos, a escola também conta com salas para professores, um escritório e uma loja. A escola também possui um centro de capacitação como anexo (“Centro de Recursos da Aldeia”) que oferece acesso a computadores e à internet. 

O centro é usado tanto pelos alunos quanto pelos produtores de cacau das aldeias vizinhas. Alex Bruce Appiah, diretor e professor da escola, relata: “O fornecimento de eletricidade e o acesso a impressoras facilitam muito o meu trabalho. Por exemplo, hoje, eu posso simplesmente imprimir as questões da prova no Centro de Recursos da Aldeia, que está localizado logo ao lado.” Debora Awiah Mensah, uma aluna de 17 anos, também está muito satisfeita com os benefícios que resultaram do fornecimento de eletricidade: “Diferente de como era no passado, agora eu posso frequentar as aulas noturnas. Isso tornou-se possível porque agora temos luz à noite. Graças à luz, eu posso aprender por mais tempo – e estou muito mais preparada para as provas.”

 

 

Melhorando as condições de vida da nova geração

Alex e Deborah estão convencidos de que a escola estendida e a infraestrutura aperfeiçoada são de imenso valor para os alunos de Kyekyewere. Hoje, a imagem da escola perante a população local melhorou muito. Isso ajuda a garantir que mais alunos assistam as aulas com maior frequência e aproveitamento. E a educação escolar, especialmente em Gana, é de suma importância para melhorar as condições de vida da nova geração no futuro.

A nova escola em Kyekyewere foi financiada pelo Programa Agrícola Lindt & Sprüngli. Mais informações sobre o compromisso Lindt & Sprüngli na seção de sustentabilidade do site Lindt & Sprüngli.