0

Projetos pioneiros na agricultura sustentável do cacau

Kakaofrüchte am Baum

Apesar do trabalho intensivo e cuidadoso, muitos produtores de cacau vivem em circunstâncias empobrecidas. Os canais comerciais não transparentes, com muitos intermediários, pequenas áreas agrícolas, práticas agrícolas insuficientes, falta de acesso a insumos, o envelhecimento das árvores existentes e os cuidados desafiadores que todos necessitam, contribuem para uma baixa renda desses agricultores. Muitos produtores de cacau estão, portanto, dando as costas para a agricultura.

Bauer in seiner Kakaoplantage

Kwame Osei, 65 anos, é um dos mais de 52 mil agricultores ganeses em pequena escala que fornecem cacau para o chocolate Lindt e sonha com sua filha mais nova um dia assumindo sua plantação de cacau em Gana. Há boas chances de que isso aconteça: modelos inovadores de aquisição, como o Programa Agrícola Lindt & Sprüngli, estão tornando a agricultura mais uma vez atraente para os agricultores. Para mais inforamações, visite nosso site: www.farming-program.com

Afrikanische Bauern beim Trocken der Kakaobohnen
Bauern beim Ernten der Kakaofrüchte

CRIANDO RASTREABILIDADE – COM O MODELO DE CONTRATAÇÃO DA EMPRESA

A Lindt & Sprüngli optou por anos trabalhar com agricultores nas melhores regiões agrícolas de cacau do mundo. Tudo começou em Gana, o local de onde a maior porcentagem do cacau fornecido para a Lindt vem, com um modelo de aquisição especial desenvolvido para isso. O Programa Agrícola Lindt & Sprüngli tem o objetivo de melhorar localmente a situação dos agricultores e, ao mesmo tempo, aumentar a atratividade da produção de cacau, de modo que o cacau permaneça disponível em qualidade e volume suficientes também no futuro. A rastreabilidade é, portanto, a chave para garantir a aquisição sustentável de cacau hoje e no futuro, e estamos comprometidos em trabalhar para uma cadeia de suprimentos de cacau 100% externamente verificada até 2020.

FORNECENDO ASSISTÊNCIA PARA OS AGRICULTORES DE CACAU E SUAS FAMÍLIAS

Como resultado desse modelo de aquisição, a vida nas comunidades agrícolas de cacau está melhorando de várias maneiras. Os agricultores se beneficiam de projetos especificamente selecionados para melhorar as práticas agrícolas e a situação social nas áreas agrícolas. A Lindt & Sprüngli paga um prêmio voluntário pelo cacau de Gana, tornando esses projetos possíveis. Por meio de seu trabalho local, a Lindt & Sprüngli está familiarizada com as exigências dos agricultores e, com seus projetos de apoio, concentra-se nas áreas mais valiosas para a população local. Por exemplo, são oferecidos cursos de treinamento nos quais os agricultores aprendem mais sobre como lidar com as plantas sensíveis de cacau. Kwame Osei também aprendeu em um desses cursos de treinamento como proteger melhor os cacaueiros contra doenças e aumentar seu rendimento: “Desde que aprendi a usar orgânico em minhas plantas, consegui aumentar substancialmente minha colheita”.

Schokolade Bauern beim nachhaltigen Anbau

UM CAMINHO INDEPENDENTE

O modelo de aquisição especial é uma forma alternativa e independente de obter cacau social e ecologicamente sustentável para a produção de chocolate. O monitoramento e as avaliações conduzidas por organizações independentes garantem que o modelo de aquisição sustentável funcione de maneira confiável e é constantemente desenvolvido. A decisão foi tomada conscientemente em não optar por um rótulo bem conhecido para o chocolate LINDT: não seria possível garantir a quantidade necessária na qualidade exigida em regiões agrícolas específicas e com características de sabor exigidas. Com seu modelo de compras, a Lindt & Sprüngli está tomando providências para garantir que o sonho de Kwame Osei se torne realidade um dia e que sua filha veja o cultivo do cacau como uma fonte atraente de renda no futuro.

Ein Bauer beim Trocken der Kakaobohnen