0

Projetos pioneiros na produção sustentável de cacau

Kakaofrüchte am Baum

Kwame Osei tem 65 anos e seu grande sonho é que sua filha caçula um dia assuma sua plantação de cacau em Gana. É bem provável que isso realmente aconteça: Modelos de aquisição inovadores, como o Programa Agrícola Lindt & Sprüngli, estão tornando o setor agrícola mais atraente para os agricultores novamente.

Bauer in seiner Kakaoplantage

Kwame Osei é um dos mais de 42.000 pequenos agricultores que fornecem cacau para a produção do chocolate LINDT. Este commodity importantíssimo para a produção do chocolate é cultivado em uma estreita faixa ao redor da linha do equador. Apesar de seu trabalho árduo e cuidadoso, muitos produtores de cacau vivem em condições de pobreza. Os canais de comércio pouco transparentes com muitos distribuidores intermediários, as práticas agrícolas insuficientes, a falta de acesso aos insumos, o envelhecimento das árvores existentes e o imenso cuidado que as mesmas exigem são todos fatores que contribuem para que a renda dos agricultores seja frequentemente muito baixa. Como resultado, muitos produtores de cacau estão encerrando suas atividades no setor agrícola como um todo.

Afrikanische Bauern beim Trocken der Kakaobohnen
Bauern beim Ernten der Kakaofrüchte

Gerando rastreabilidade – com o modelo proprietário de aquisição da empresa

Para compensar por essas fragilidades, a Lindt & Sprüngli – fabricante do chocolate LINDT – optou por trabalhar há vários anos em colaboração com os agricultores das melhores regiões produtoras de cacau do mundo. Em Gana, o país de origem da maior porcentagem de cacau para a produção de chocolate Lindt, desenvolvemos um modelo de aquisição especial com esse propósito. O objetivo é melhorar as condições dos produtores a nível local, e ao mesmo tempo aumentar a atratividade da produção de cacau para que o mesmo permaneça disponível tanto em termos de volume quanto de qualidade no futuro. Espera-se que o risco do trabalho infantil e as precárias condições de trabalho sejam reduzidas à medida que os meios de subsistência e as condições de vida dos agricultores e suas comunidades melhorem. Em conjunto com a Armajaro – empresa parceira de cadeia de suprimentos da Lindt & Sprüngli, em Gana – e a organização estadual Ghana Cocoa Board, foi criado um sistema de rastreabilidade do cacau em 2008. Graças a esse sistema, é possível saber de onde vêm os grãos. Essa transparência permite a proteção da qualidade do cacau e, ao mesmo tempo, fornece um quadro das condições sociais e ecológicas locais. Isso, por sua vez, permite que os agricultores recebam uma assistência específica. A rastreabilidade é a chave para garantir a aquisição sustentável do cacau hoje e no futuro.

Proporcionando assistência específica para os produtores de cacau e suas famílias

Como resultado desse modelo de aquisição, a qualidade de vida nas comunidades produtoras de cacau está melhorando em muitos aspectos. Os produtores beneficiam-se de projetos que foram selecionados especificamente para garantir a melhora das práticas agrícolas e da condição social nas zonas de produção. Esses projetos são implementados pelo nosso parceiro local sem fins lucrativos, Source Trust. A Lindt & Sprüngli paga um valor superior pelo cacau de Gana voluntariamente com o objetivo de viabilizar esses projetos. Devido ao seu trabalho local, a Lindt & Sprüngli e a Source Trust estão familiarizadas com as necessidades dos agricultores e, portanto, desenvolvem projetos de apoio com foco nas áreas de maior valor para a população local. Por exemplo, oferecemos cursos de formação para que os produtores possam obter um aprendizado profundo sobre como manusear as sensíveis plantas de cacau. Em um desses cursos, Kwame Osei também aprendeu a proteger as árvores de cacau de doenças e otimizar seu rendimento: “Desde que aprendi a utilizar fertilizantes orgânicos em minhas plantas, consegui aumentar minha colheita substancialmente.”

Schokolade Bauern beim nachhaltigen Anbau

De forma independente

O modelo de aquisição especial é uma forma independente e alternativa de comprar cacau sustentável a nível social e ecológico para a produção de chocolate. O acompanhamento e as avaliações realizadas por organizações independentes garantem que o modelo de aquisição sustentável funcione de forma confiável e seja constantemente desenvolvido. Tomamos a decisão consciente de não optar por marcas renomadas para a produção de chocolate Lindt, caso contrário, não seria possível garantir o volume necessário de cacau de acordo com a qualidade exigida nas regiões agrícolas específicas e ainda proporcionar as características de sabor. Com seu modelo de aquisição, a Lindt & Sprüngli está tomando medidas concretas para garantir que o sonho de Kwame Osei torne-se realidade e sua filha veja a produção de cacau como uma fonte de renda atrativa no futuro.

Mais informações sobre o compromisso Lindt & Sprüngli com a sustentabilidade estão disponíveis na seção de sustentabilidade do site Lindt & Sprüngli.

Ein Bauer beim Trocken der Kakaobohnen