0

Compra Responsável

Ein Bauer bei seinen Kakaobäumen

A Lindt & Sprüngli tem laços estreitos com o Gana. Uma grande porcentagem do cacau usado para fazer o chocolate LINDT vem do país da África Ocidental. Os agricultores locais cultivam o fruto procurado há gerações.

Cocoa Farming Logo

Durante anos, a Lindt & Sprüngli tem lidado com a questão de como o melhor cacau pode ser preservado e como a qualidade de vida dos agricultores pode ser melhorada. Um marco foi alcançado em 2008: a Lindt & Sprüngli lançou um projeto pioneiro que marcou o ponto de partida para o atual Programa Agrícola Lindt & Sprüngli. Com o seu Programa de Agricultura, a Lindt & Sprüngli está empenhada em melhorar as condições de vida e de trabalho dos agricultores do Gana e em todos os países em que o Programa foi introduzido. Desde então, o trabalho tem sido contínuo para organizar a aquisição de cacau de maneira responsável. Isso é feito em quatro etapas:

1. A primeira etapa é a rastreabilidade e a organização dos agricultores. A rastreabilidade significa que sabe-se de onde vêm nossos grãos de cacau comprados. Com base nos códigos dos sacos, o cacau pode ser rastreado até os agricultores que cultivaram e forneceram os grãos. Isso forma a base para o fortalecimento da situação dos agricultores: se a Lindt & Sprüngli e seus parceiros conhecerem os agricultores localmente, eles poderão promover melhores condições de maneira mais direcionada.

Eine Stapel Kakaobohnensäcke mit gut sichtbaren Nachverfolgungsetiketten
Ein Stapel Kakaobohnensäcke

2. A segunda etapa é o treinamento, a transferência de conhecimento e o monitoramento interno: através de medidas de apoio, os produtores de cacau podem melhorar constantemente a agricultura e o processamento posterior do cacau até a entrega. Para que os temas sociais e ecológicos criem raízes na mente dos agricultores em longo prazo, colocamos nossa fé nas chamadas escolas de campo para agricultores: os agricultores são sensibilizados para tópicos como trabalho infantil, segurança ocupacional e ecologia. Ao mesmo tempo, eles adquirem o conhecimento agrícola necessário para aumentar seu rendimento. Através da análise sistemática das informações do sistema de monitoramento interno especialmente desenvolvido, podem ser medidas melhorias em relação às práticas agrícolas, sociais e ecológicas.

Bauern beim Ernten der Kakaofrüchte
Afrikanische Bauern beim Trocken der Kakaobohnen

3. O terceiro pilar consiste em: Lindt & Sprüngli investe no agricultor, assim como no desenvolvimento da comunidade. Os agricultores obtêm, por exemplo, acesso a insumos e novas usinas. O desenvolvimento da comunidade é fomentado pelo apoio à infraestrutura local, por exemplo, com poços para o acesso à água potável ou redes de malária para melhorar a saúde.

Kleine Kakaopflanzen
Zwei zufriedene Einwohner bei ihrer Trinkwasserquelle

4. O quarto pilar é a verificação e o progresso contínuo: O sistema e as práticas dos produtores são revisados por auditores independentes e renomados. Isso dá aos clientes a certeza de que a Lindt & Sprüngli está trabalhando continuamente para melhorar as práticas dos produtores de cacau.

Esses quatro estágios formam uma base sólida para a aquisição responsável do cacau e são os pilares básicos do Programa Agrícola Lindt & Sprungli. Todos se beneficiam com isso: os agricultores podem aumentar sua colheita e, assim, sua renda em longo prazo, e grãos de cacau de alta qualidade estão disponíveis para o chocolate LINDT. O meio ambiente também se beneficia: À medida que os agricultores são treinados em práticas de agricultura ambiental, os ônus sobre o solo, o ar, a água e os animais são reduzidos. Os clientes e consumidores podem confiar na Lindt & Sprüngli, levando muito a sério o tema da sustentabilidade e das condições sociais para os agricultores individuais e as aldeias serem melhoradas continuamente.

FOCANDO EM GANA

Costa do Marfim e Gana são dois dos países mais importantes do mundo na produção de cacau. Mais da metade da colheita mundial vem desses dois países da África Ocidental. Como as condições para aquisição responsável e de alta qualidade são melhores em Gana do que na Costa do Marfim, apenas grãos de cacau de Gana têm sido usados para o chocolate LINDT desde 2005. A qualidade dos grãos é maior lá e o risco de trabalho infantil é menor porque o mercado de cacau em Gana tem sido estritamente regulado por anos. O preço mínimo regulado pelo Estado para o cacau lhes dá maior segurança e uma renda estável. Por todas estas razões, o Programa Agrícola Lindt & Sprüngli foi inicialmente desenvolvido em Gana 2008 e depois, a partir de 2014, introduzido em outros países onde a Lindt & Sprüngli obtém o cacau.

Kakaopflanzenblätter

CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA

Para desenvolver esses projetos específicos para os agricultores e melhorar suas condições de vida, pagamos um prêmio voluntário por tonelada de cacau comprada para o chocolate LINDT. Este prêmio é usado em projetos para melhorar as condições de vida e de trabalho local. Projetos para a educação e aperfeiçoamento dos agricultores são particularmente importantes aqui.

O cacaueiro é uma árvore sensível que tem de ser cultivada e cuidada com muito trabalho manual - só então produz grãos de cacau de alta qualidade que podem ser processados em excelente chocolate LINDT. É necessário várias técnicas specíficas para plantar as árvores corretamente, colher seus frutos no momento certo e realizar as primeiras etapas de processamento. Nossos parceiros locais, portanto, trabalham em conjunto com os agricultores para garantir a qualidade. Para este propósito, os agricultores são treinados em boas práticas agrícolas. Assim, eles podem trabalhar de maneira mais econômica, melhorar a qualidade e aumentar o rendimento de suas terras. Além disso, grande importância é dada nos cursos de capacitação para temas como segurança do trabalho, condições de trabalho justas e comportamento ambiental.

ÁGUA POTÁVEL E ACESSO À EDUÇÃO

Mas não basta investir apenas na educação e treinamento dos produtores de cacau. Também é importante que o trabalho seja feito para melhorar as condições de vida e a infraestrutura. Por exemplo, o acesso à água potável ou à escolarização é frequentemente inadequado e as doenças tropicais, como a malária, são generalizadas. Muitos projetos que são implementados pela Lindt & Sprüngli, com um parceiro local, visam enfrentar esses desafios: A assistência na forma de distribuir milhares de mosquiteiros e construir poços ajuda a proteger a saúde dos moradores da aldeia. Desde 2008, uma escola que foi destruída também foi reconstruída e modernizada. Outros novos centros de treinamento pequenos - os chamados Centros de Recursos da Aldeia - foram construídos. Eles oferecem aos produtores de cacau acesso a treinamento e às crianças das escolas locais uma oportunidade de usar computadores, internet e as modernas tecnologias da comunicação.

Neue Trinkwasserquelle in einem Dorf
Schüler mit Computer in der Klasse

EXPANDINDO O MODELO DE SUCESSO

O Programa Agrícola Lindt & Sprüngli, desenvolvido a partir do projeto de Gana em 2008, é um programa feito sob medida para o fornecimento responsável e sustentável de cacau, com foco no progresso contínuo e atividades concretas para apoiar melhorias no campo. Como o modelo é convincente, o programa tem sido expandido para outras origens do cacau, como Equador, Madagascar, Papua Nova Guiné e República Dominicana, e cobrirá todo o nosso suprimento de cacau até 2020.