0

Educação para as crianças, capacitação para os agricultores

Schule mit Schülern

Hoje, Osman Mamutu, de 14 anos, gosta muito mais de ir para a escola do que antes. E Bonsu Osai, um produtor de cacau de 29 anos conseguiu quadriplicar sua safra de cacau no ano passado.

O que isso tem a ver com o chocolate LINDT? Muita coisa, na verdade.

O estudante Osman Mamutu invejava as crianças de sua região que estavam matriculadas em escolas privadas: elas tinham acesso a computadores e aprendiam como usar modernas tecnologias de informação e comunicação. Os pais de Osman Mamutu são produtores de cacau e, portanto, não podem se dar o luxo de matricular seu filho em uma escola particular.

Schüler in Schuluniform in der Klasse

Acesso a computadores

Hoje, você não precisa de grandes privilégios para ter acesso a computadores em Assin Fosu, a comunidade ganesa onde vive Osman: graças ao chamado Centro de Recursos da Aldeia, que foi construído pela Lindt & Sprüngli, com o apoio de seu parceiro local Source Trust, Osman e as outras crianças que frequentam essa escola também têm a oportunidade de usar computadores. Os Centros de Recursos das Aldeias são centros de capacitação equipados com computadores e impressoras – isso tornou-se possível como resultado do Programa Agrícola Lindt & Sprüngli. Os Centros de Recursos das Aldeias são financiados pelo valor adicional pago por cada tonelada de cacau comprada em Gana para a produção de chocolate LINDT.

Schüler mit Computer in der Klasse

Os centros são construídos em escolas rurais de ensino médio que não tinham acesso a tecnologias da informação até então. As salas, que estão alojadas em um container, estão equipadas com computadores, conexão à internet, impressoras, mesas e cadeiras. Ao longo do dia, os centros são utilizados por professores e alunos durante as aulas, mas também são utilizados em seu tempo livre. O diretor da escola de ensino médio em Assin Fosu, Joseph Albert Appiah, lembra bem o tempo antes do centro ser construído com o apoio do nosso parceiro local Source Trust: “A maioria dos pais dos nossos alunos são produtores de cacau. Quase ninguém tem acesso a um computador pessoal, razão pela qual nossos alunos não sabiam como usar um computador. Hoje, todos os nossos alunos possuem acesso a computadores e aprendem como usar programas como Microsoft Word e Excel, entre outros.” Appiah acredita piamente que “o conhecimento informático é um importante pré-requisito para que os alunos consigam um bom emprego no futuro.”

Portas abertas para os produtores de cacau

No período da noite e nos fins de semana, os centros abrem suas portas para os produtores de cacau. Módulos de aprendizagem em Twi, o idioma local, estão instalados em todos os computadores. Os vídeos individuais de capacitação falam sobre temas, como: o tratamento adequado dos cacaueiros, como lidar com doenças e evitar o trabalho infantil nas plantações. Muitos dos produtores de cacau não são alfabetizados e, logo, não possuem acesso à educação. Os módulos de aprendizagem audiovisual fazem uma enorme ponte aqui: oferecem conteúdos aos agricultores que eles conseguem entender e implementar diretamente no seu trabalho do dia a dia.

Bonsu Osai é um dos produtores de cacau que aproveitou essa oportunidade para se capacitar: “Já pude implementar muito do que aprendi com os vídeos. Foi assim que consegui aumentar minha colheita de 5 a 20 sacos de cacau no ano passado.” Ele quadriplicou sua produção – isso sim é uma história de sucesso! Há várias histórias como a de Bonsu Osai e todas elas confirmam o fato de que o acesso à informação e conhecimento especializado ajudam os agricultores a melhorar a qualidade do cacau e a aumentar os rendimentos de suas colheitas. Até o final de 2013, as contribuições por tonelada de cacau adquirida financiaram mais de 20 desses Centros de Recursos das Aldeias.

Glückliche Schülerin in der Klasse
Bauer in seiner Kakaoplantage

 

Os Centros de Recursos das Aldeias foram financiados pelo Programa Agrícola Lindt & Sprüngli . Mais informações sobre o compromisso Lindt & Sprüngli na seção de sustentabilidade do site Lindt & Sprüngli.