O legado do Lindor

De uma barra de chocolate a uma especialidade de Natal a uma preferência mundial: nossas trufas conquistaram o mundo

1949: Um momento inesquecível

Logo após a Segunda Guerra Mundial, nossos Maître Chocolatiers foram incumbidos de inventar uma nova e deliciosa forma de encantar nossos clientes. Era para ser diferente de tudo que foi provado antes. Depois do que pareceu uma fase de criação interminável, Lindor finalmente nasceu em 1949. Essa nova receita deu ao chocolate um sabor de ouro líquido. Não é à toa, então, que "Lindor" seja a combinação da palavra francesa para ouro ('or') com Lindt.

Aquele foi o início de uma verdadeira história de sucesso porque, desde então, Lindor superou todas as outras variedades de chocolate comercialmente disponíveis, com sua delicada qualidade de derretimento e recheio secreto. Não é uma tarefa fácil no mundo do consumo acelerado de hoje em dia, onde apenas alguns produtos de marca persistem por tanto tempo.

Early Lindor box with a trumpet.
Early Lindor box.

1949: Acertando na mosca

O primeiro tablete Lindor foi criado no outono de 1949. Os anúncios da época exibiam nosso chocolate mais amado no centro de um alvo - nós realmente acertamos na mosca!

1962: Seal of Approval

1962 foi o ano da introdução da estampa de renda exclusiva nas embalagens de Lindor. Inspirado na famosa renda St. Gallen, o padrão faz referência a uma sensação de luxo, técnica e requinte, ao mesmo tempo em que permanece fiel à tradição suíça. Permanecendo uma marca registrada até hoje, o padrão de renda demonstra visualmente nossa promessa de manter a mais alta qualidade em tudo que criamos.

Para ocasiões especiais, um pouco de brilho é adicionado a este design icônico, estrelas que adornam nossas embalagens de Natal ou nos pequenos corações que aparecem no Dia dos Namorados.

St. Gallen lace patterned box.
Lindor Christmas decorations.

1969: Então, em um Natal especial...

Como um deleite sazonal em 1969, e quase 20 anos depois da invenção da receita, começamos a vender nosso famoso chocolate como trufas redondas, em uma embalagem vermelha para lembrar bolas de Natal. Graças à nova receita, nosso chocolate era fino o suficiente para encher formas e secar rapidamente, para que cascas de chocolate perfeitamente delicadas pudessem ser facilmente preenchidas com chocolate derretido.

    As trufas Lindor rapidamente se tornaram um sucesso e os clientes sentiram que o Natal havia chegado mais cedo - mas assim que as festividades acabavam, as trufas desapareciam sem deixar vestígios. Surpresos, os clientes começaram a perguntar sobre elas: por que sumiram? As trufas Lindor fizeram tanta falta que, logo depois de retirá-las das prateleiras, as transformamos em parte permanente de nossa linha de chocolates. Elas rapidamente se tornaram itens fundamentais do chocolate da Lindt, além de um fenômeno global.

Com seu formato arredondado, invólucro vermelho característico, casca externa dura e lisa e o recheio cremoso, as trufas Lindor são um deleite instantaneamente reconhecível, adorado em todo o mundo. Os imitadores tentaram e não conseguiram recriar esses chocolates icônicos, pois guardamos nossa receita secreta com muito cuidado. Hoje, a Lindt produz mais de um bilhão de trufas Lindor, em quase 100 países diferentes.

1984: Introduzindo novos sabores

Em 1984, a Lindt diversificou a linha de trufas Lindor para incluir Lindor Dark, uma trufa de chocolate amargo com recheio cremoso agridoce. A essa criação seguiu-se a Lindor White, em 1985, e a Lindor Hazelnut, em 1994. Esses três sabores se tornaram as assinaturas de Lindor, ao lado do nosso número um: Lindor Milk. Mas os Maître Chocolatiers da Lindt estão sempre em busca de novas maneiras de deliciar - com um olhar atento para as tendências sazonais e regionais que combinam com seu paladar.

Todas as nossas criações são feitas pensando em você. É por isso que nossas trufas Lindor variam de país para país e de estação para estação. Nos Estados Unidos, as trufas recheadas com manteiga de amendoim são recebidas com grande felicidade, enquanto as trufas de hortelã Lindor encantam os clientes em todo o mundo a cada Natal. Na verdade, cada estação traz suas próprias delícias.

Na primavera, as trufas Lindor Stracciatella (também conhecidas como Cookies and Cream em alguns países) são o centro das atenções. O outono é conhecido pelas nossas trufas com recheio crocante de avelã, e, no inverno, lançamos uma variedade Lindor com uma mistura calorosa de especiarias, como canela e coentro. Mas, até hoje, o clássico chocolate ao leite Lindor continua sendo o mais popular em todo o mundo, respondendo por mais de 50% das vendas totais de Lindor a cada ano. Não é à toa que a nossa trufa de Lindor Milk é conhecida como a ‘Rainha dos Chocolates’.

A collection of Lindor flavours.
Master Chocolatier with customers.

2009: Sua contribuição é importante

Recebemos inúmeras mensagens de clientes - como você - todos os dias. Seja para agradecer ou para inspirar novas criações, cada uma é apreciada. Os Maître Chocolatiers da Lindt estão sempre levando essas ideias em consideração, para encontrar novas maneiras de surpreender. Foi assim que nossa trufa Lindor de tamanho XXL veio a ser produzida na Itália.

Em 2009, para tornar a produção ainda mais colaborativa, a Lindt organizou o primeiro Lindor Festival, na Suíça. Esses festivais permitem que nossos Maîtres conheçam nosso público e seu paladar. Quanto à degustação, você sabia que todo mundo gosta de trufas Lindor, mas de diferentes maneiras? Existem os fãs entusiasmados de Lindor, tão animados que imediatamente colocam a trufa inteira na boca. Em seguida, estão os amantes de Lindor que se permitem o tempo de saborear cada trufa, deixando o gosto se desdobrar gradualmente em seu paladar, à medida em que ela derrete na língua. E, então, há quem morda metade da trufa e depois lamba com gosto o recheio que derrete delicadamente.

Então, que tipo de degustador você é? Conte para nós! Adoraremos ouvir de você, porque sem você não estaríamos onde estamos. Portanto, todos nós da Lindt gostaríamos de agradecer você por tornar nossa jornada possível.