0

Óleo de palma com certificação 100% sustentável para garantir o aproveitamento sustentável

A única gordura vegetal utilizada na produção de chocolates Lindt é a manteiga de cacau pura. Alguns recheios de chocolates Lindt contêm diversas gorduras vegetais, incluindo o azeite de dendê. Durante o processo de produção, a Lindt & Sprüngli opta pelo óleo de palma produzido sustentavelmente a fim de minimizar os efeitos nocivos causados no meio ambiente e nos seres humanos.

Devido a suas excelentes características de derretimento, seu sabor neutro e sua consistência à temperatura ambiente, o óleo de palma é muito utilizado hoje em dia. Ele é adequado para a produção de recheios cremosos e é responsável por proporcionar o prazer do chocolate que derrete na boca.

Produção responsável de óleo de palma

O óleo de palma é utilizado no mundo todo para rechear chocolates e biscoitos, produtos alimentares, como margarina, mas também para produzir shampoo, detergentes ou sabões. Como resultado, a demanda por esse óleo vem crescendo de forma constante, e cada vez mais palmeiras estão sendo plantadas. O rendimento produzido é muito mais alto do que em outras plantas de óleo. Isso é um dos motivos pelos quais as palmeiras são tão atraentes para os agricultores. As palmeiras florescem em países tropicais e são muitas vezes cultivadas em mono culturas.

Uma vez que o cultivo de palmeiras constantemente traz consequências nocivas para os seres humanos e o meio ambiente, a produção convencional do óleo de palma é cada vez mais criticada por diversas ONGs. Essas organizações chamam a atenção para a destruição das florestas tropicais e para o problema enfrentado pelas populações indígenas e os animais que estão sendo expulsos de suas terras para dar lugar a grandes plantações. Com o intuito de reduzir os efeitos adversos da produção de azeite de dendê, a Lindt & Sprüngli tem apoiado a produção responsável desse óleo por muitos anos.

Iniciativa da WWF

A produção sustentável do óleo de palma oferece uma excelente alternativa para a produção desse óleo através de meios tradicionais. Como uma iniciativa da WWF, a “Mesa Redonda sobre Óleo de Palma” (The Roundtable on Sustainable Oil –RSPO) foi criada em 2004. A organização apoia especificamente os projetos relacionados com a produção sustentável de óleo de palma e visa reduzir os efeitos nocivos da produção dele através de diferentes modelos de certificação. Como membro ativo da Mesa Redonda, desde 2008, a Lindt & Sprüngli tem se comprometido a melhorar as condições da produção de óleo de palma.

Atualmente, a Lindt & Sprüngli utiliza exclusivamente óleo de palma certificado pelo modelo de Segregação da RSPO, o chamado “Óleo de palma sustentável” para as receitas que contêm esse ingrediente. Na classificação de óleo de palma da WWF, a Lindt & Sprüngli está qualificada na melhor categoria. A produção sustentável do óleo de palma garante que as expectativas da Lindt & Sprüngli em relação à qualidade excepcional e aos altos padrões de ética sejam atendidas – e que os seus clientes possam desfrutar todos os chocolates LINDT, com ou sem recheio, sem hesitações.

Saiba mais sobre o óleo de palma utilizado pela Lindt & Sprüngli na seção sobre óleo de palma no site corporativo Lindt & Sprüngli.