0

Água potável tratada para as comunidades de cacau

Em muitas regiões da África, como acontece em Gana, água potável tratada não é algo que pode ser subestimado. Para melhorar a qualidade de vida dos produtores de cacau, a fabricante de chocolate LINDT ativamente proporciona assistência para melhorar o fornecimento de água potável.

Sadia Alimaiu mora em Sefwi Boako, uma pequena aldeia no oeste de Gana. Ela faz parte do grupo de agricultores que fornece os melhores grãos de cacau à Chocoladenfabriken Lindt & Sprüngli para a produção de chocolate LINDT. Por dez anos, ela tem cultivado sua pequena safra, que é do tamanho de três campos de futebol. Aqui é onde ela colhe o cacau. Todos os dias, ela cuida de seus cacaueiros até que os frutos possam ser colhidos durante o principal período de colheita que vai de outubro a abril. Ela então abre os frutos, fermenta a polpa com os grãos de cacau, e deixa os grãos secarem para que possam adquirir seu sabor único.

Sadia Alimaiu sabe muito bem o quão importante é a água potável para os produtores de cacau. De acordo com Sadia: “Eu estava sempre doente e, portanto, não conseguia trabalhar. Isso era muito ruim, pois quando não estou trabalhando, também não estou ganhando dinheiro.” Sem renda, a subsistência dos agricultores e trabalhadores muitas vezes se vê ameaçada, uma vez que poucos contam com seguro de saúde ou poupança. Os custos de internações nos hospitais ou consultas médicas também são um fardo a mais.

"Hoje não fico doente com tanta frequência porque a água é mais limpa."

Desde que um poço foi construído na aldeia com o apoio da Lindt & Sprüngli, a qualidade e acessibilidade à água potável melhoraram, e os agricultores e suas comunidades relataram uma melhora na saúde.

Isso é algo que Sadia Alimaiu também percebeu: “Hoje não fico doente com tanta frequência porque a água é mais limpa. Atualmente, tenho mais energia e também mais tempo do que antes para trabalhar na minha fazenda, e me sinto mais forte e mais saudável. A construção do poço melhorou muito a qualidade de vida da minha família.”

Hoje, quando Sadia precisa de água potável, ela utiliza o poço que foi instalado na aldeia como resultado do Programa Agrícola Lindt & Sprüngli.

Com isso, ela e o os outros moradores da aldeia já não precisam fazer a longa caminhada que tinham que percorrer no passado para buscar água nos rios e lagoas. Além disso, aquela água estava sempre muito poluída.

Em conjunto com o nosso parceiro local, Source Trust, mais de 100 perfurações e poços escavados à mão foram construídos, garantindo assim o acesso à água potável tratada. A Lindt & Sprungli está ciente da importância da água para os produtores de cacau, portanto a fabricante do chocolate LINDT continuará atuando no futuro para garantir um melhor abastecimento de água para os agricultores em Gana.