0

LINDT - Criações

A arte sofisticada do Maître Chocolatier

A arte sofisticada do Maître Chocolatier
A arte sofisticada do Maître Chocolatier

Creation: A arte sofisticada do Maître Chocolatier

Nenhuma outra iguaria apresenta tantas nuances como o chocolate. Do cremoso chocolate ao leite ao chocolate amargo, existe uma variedade de aromas que convidam os Maîtres Chocolatiers Lindt a criarem novas receitas. Seja através de uma nova interpretação da combinação clássica entre chocolate ao leite e nozes, seja uma criação inédita – essas nuances estimulam os experts Lindt a surpreenderem e encantarem os amantes de chocolate com novos ingredientes ou maneiras de preparo. Eles buscam inspiração em todo e qualquer elemento onde o deleite pode ser encontrado: nas cozinhas de chefs renomados, nas feiras de tempero ao redor do mundo, ou nos livros de receita de famosos confeiteiros. Todas essas inspirações, atreladas à experiência e curiosidade dos Maîtres Chocolatiers, hoje culminam em uma série de barras recheadas: a linha LINDT CREATION.

Com a linha CREATION, finas camadas de chocolate Lindt ao leite ou amargo são genialmente interpretadas como criações de sobremesa, como o Crème Brûlée ou o Tiramisù, assim como receitas inteiramente novas, como baunilha e caramelo com lascas de amêndoas. 

Tradição encontra Criatividade

O fato de que o Crème Brûlée é originário da França é revelado no próprio nome da sobremesa. Porém, você sabia que variações desse doce popular foram difundidas em Portugal e na Espanha também? Mas não importa onde você decidir saboreá-la, o princípio básico sempre será o mesmo: claras de ovos, açúcar, baunilha e creme são misturados e aquecidos juntos, e finalmente coroados com uma fina crosta de caramelo. Essa característica inusitada também foi particularmente importante para os Maîtres Chocolatiers, e portanto, na sua interpretação, eles optaram por harmonizar o tradicional caramelo crocante com pedaços de biscoito. Por fim, o creme recebeu uma cobertura do mais fino chocolate Lindt ao leite, complementando e arrebatando o sabor. 

Os Maîtres Chocolatiers Lindt também aproveitaram outra sobremesa clássica como inspiração – uma que jamais pode faltar em um cardápio sofisticado – o Tiramisù. Tradicionalmente, nessa sobremesa originária da região de Vêneto na Itália, os biscoitos champanhe mergulhados em café expresso gelado são montados em camadas com o creme mascarpone. Logo, o biscoito e o café são elementos essenciais na variação CREATION. Esse deleite para o paladar também é arrebatado aqui com uma delicada cobertura de chocolate Lindt ao leite.

Maître Chocolatier elaborando uma barra Creation.
Maître Chocolatier elaborando uma barra Creation.

“Com a linha LINDT CREATION, os Maîtres Chocolatiers realizaram, com paixão, uma verdadeira obra de arte: receitas primorosas com cobertura do mais fino chocolate Lindt.” 

Aspirando à Perfeição

CREATION Crème Brûlée
CREATION Crème Brûlée

Receitas engenhosas, ingredientes sofisticados: foi sempre assim? Não, e por mais que a criatividade e a paixão sejam importantes no desenvolvimento de novas variações do chocolate, uma imensa quantidade de charme também é necessário. Principalmente quando falamos de barras recheadas, a experiência e o artesanato são necessários para que as coberturas firmes e os recheios cremosos formem o par ideal. Tradicionalmente, a massa de chocolate em forma líquida é despejada em um molde e torneada para eliminar o excesso. O chocolate é distribuído de maneira uniforme no molde, como uma casca, e resfriado. Assim que a casca estiver firme, ela é recheada com um dos cremes deliciosos. Por fim, coloca-se a cobertura de chocolate sobre o creme, as bordas são levemente aquecidas para se unirem, e a barra passa novamente para a área de resfriamento. Naturalmente, todo o processo requer grande esforço, mas quem já provou um pedaço de uma barra LINDT CREATION irá compreender essa aspiração à perfeição. É apenas através da interação de consistências diferentes – o recheio cremoso, os componentes crocantes como os pedaços de nozes e biscoitos, e o delicado chocolate – que é possível pode saborear todas as facetas do chocolate. Um deleite especial. 

Nozes Crocantes e Cremes Delicados

Os Maîtres Chocolatiers não só encontram ideias para recheios cremosos nas sobremesas clássicas, mas também buscam inspiração através de sua experiência e profundo conhecimento de combinações de ingredientes. São especialmente orgulhosos de sua última criação de caramelo com baunilha: um elegante creme de baunilha trufado sob uma cobertura de chocolate ao leite aguarda para ser descoberta. Grandes conhecedores também serão recompensados com uma fina camada de caramelo e lascas crocantes de amêndoa. Essa combinação funciona particularmente bem com o chocolate, e também é utilizada na versão de pistache. O pistache faz parte da família de drupas, e tem sido cultivado desde a antiguidade. De acordo com a lenda, era considerado como alimento da realeza. A harmonização com o chocolate Lindt amargo também é excepcional. Aqueles que sempre disseram que a avelã, e não a amêndoa, é a companheira ideal do chocolate, se sentirão justificados pela versão avelã deluxe. Aqui, uma combinação vitoriosa de lascas de avelã, recheio cremoso de nozes, e chocolate alpino Lindt ao leite.