0

Degustando com Todos Seus Sentidos

Neutralize Seu Paladar:

Se você está experimentando muitas variedades, neutralize seu paladar entre cada degustação com pão branco, um leve chá de rosa mosqueta ou com água mineral. Antes de provar, não fume ou coma alimentos muito temperados. Importante: Inicie sua degustação com a menor porcentagem de cacau. Comece com o chocolate branco, depois o chocolate ao leite, e finalmente o chocolate amargo. Deguste gradualmente até as variedades de alta porcentagem. A melhor degustação de chocolate é feita em um ambiente tranquilo, para que você aflore todos os seus sentidos. A seguir, explicaremos os princípios básicos.

Visão

Preste atenção na aparência do chocolate.

Tato

Agora você pode avaliar a composição da superfície.

Audição

Segure um pedaço de chocolate perto do ouvido e quebre.

Olfato

Você pode usar o seu olfato para sentir os diversos aromas do chocolate.

Paladar

Agora chegamos na experiência mais intensa da degustação de chocolate!

Visão

A primeira impressão também é importante quando se trata da degustação de chocolate. Logo, você deveria prestar bastante atenção na aparência do chocolate – nas cores, e até mesmo na estrutura e no brilho. 

Tato

Agora você pode avaliar a composição da superfície (se é lisa, áspera ou granulosa). 

Audição

Segure um pedaço de chocolate perto do ouvido e quebre. Perceba o barulho que ele faz: pode ser distinto, ou enfadonho. O chocolate de alta qualidade quebra com um barulho característico de estalo. A margem de quebra é lisa e não deixa migalhas. 

Olfato

Você pode usar o seu olfato para sentir os diversos aromas do chocolate. Você pode inspirar suas fragrâncias segurando um pedaço de chocolate logo abaixo do nariz, ou você pode deixar o chocolate derreter na boca e expirar os aromas. 

Paladar

Agora chegamos na experiência mais intensa da degustação de chocolate! Coloque um pedaço de chocolate na boca, e permite que ele derreta lentamente. Espalhe o chocolate com a língua para colocá-lo em contato com nervos gustativos. O que você está sentindo?